Principal                                                                             |  Adicionar aos favoritos  |
   Estudo de esenho   |   Aulas Passo a Passo   |   Alunos ETRB   |   Ajuda
Arte Página Web

Arte

Estudo de desenho: Aspectos teóricos

Etapas de representação do desenho


Engana-se quem acha que o desenho de acabamento profissional é resultado de uma única etapa de execução. O primeiro traçado não é o definitivo. Ele é o ponto de partida, uma busca com vários ajustes ate atingir a forma desejada. Basicamente são necessárias três etapas para obter o resultado final.


a) Esboço: É o traçado inicial em busca da forma ideal do motivo a ser desenhado. Na execução do esboço são riscadas linhas de construção elaborando esquemas gráficos geradores da forma final. Neste momento também é considerado o espaço de representação obedecendo aos critérios próprios da composição visual.


b) Delineamento: É a definição linear da forma com maior clareza e nitidez em relação ao esboço. Após o delineamento o traçado do esboço pode ser apagado para limpar os excessos da imagem.


c) Arte final: É neste momento que o desenhista fará a finalização da imagem recorrendo a uma técnica gráfica de seu domínio. Entre as principais técnicas pode ser utilizado o grafite, tinta ou recursos modernos vinculados a computação gráfica. A partir daqui o próximo passo será a exposição da obra ou a sua reprodução em série por meio do processo de impressão.

 

Retornar: Início sobre desenho

 

< Anterior   ::   Principal >

Arte

Sobre arte > Veja, leia e aprenda sobre arte

Sobrearte: Layout e conteúdo criado e desenvolvido por Antonio Juvenil - Todos os direitos reservados


O conteúdo e imagens deste site são de direito e responsabilidade do seu autor. Salvo os casos em que estejam registradas

as referências  de outras fontes.